Treinamento para maratona de programação

A Maratona de Programação da ACM-SBC (http://maratona.ime.usp.br) é um evento de âmbito nacional com tradição na área de Ciência da Computação que ocorre anualmente desde 1996. O objetivo da competição é estimular nos alunos o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Competem na maratona times de três alunos de graduação que têm 5 horas para resolver o maior número possível dos problemas propostos. Nesta atividade de treinamento são formados grupos de estudo para resolução e discussão de desafios de programação semelhantes àqueles propostos na maratona, visando a participação de times desta instituição na competição.

Minimaratona de programação

Este evento é realizado no âmbito da UFSCar-Sorocaba uma minimaratona de programação com objetivo duplo de divulgar a Maratona de Programação e selecionar os alunos que participarão desta competição.

SeCoT – Semana da Computação Tecnologia

Esta atividade tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos alunos de computação, disseminando conhecimento de novas tendências na área. A primeira edição, em 2009,  partiu da iniciativa de alunos membros do Centro Acadêmico e dos docentes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da UFSCar campus Sorocaba. Desde 2009 o evento tem ampla participação recebendo visitantes entre professores da área, profissionais da área de tecnologia da informação, alunos da UFSCar e de outras instituições da região. O evento tem uma programação rica em conteúdo ligado à computação, incluindo palestras técnicas e minicursos. O objetivo da SeCoT 2012 é estimular o debate de temas atuais de computação, inovação tecnológica e mercado, entre alunos do curso, a comunidade de Sorocaba e região que tenha interesses na área, possibilitando o contato com pesquisadores de outras instituições, além de profissionais do mercado de Tecnologia da informação, que atuam em setores públicos e privados. O evento será organizado em dois momentos (manhã e tarde) com palestras e minicursos distribuídos nos períodos. São exemplos de temas relevantes: cloud computing, redes sociais, bioinformática, datacenters, smart grid, entre outros.

Iniciação Científica

O estudante da UFSCar tem a oportunidade de fazer um trabalho de iniciação científica com ou sem bolsa. A iniciação científica é voltada para a iniciação à pesquisa dos alunos de graduação e tem como objetivos proporcionar aos bolsistas a aprendizagem de métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pela pesquisa e; contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, valorizando a iniciação no processo da pesquisa científica, por meio da interação com e entre professores e pesquisadores.